Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Veja a nossa nova Política.
O Aperitivo Lillet Blanc, também conhecido como a Madame Dourada, é o rótulo mais famoso desse estilo de aperitivo francês.
La Maison Lillet fica em uma pequena vila na famosa região de Bordeaux chamada Podensac, onde o Lillet é produzido desde 1872. Uma bebida refrescante e suave, com notas florais e toques de laranja cristalizada, mel e frutas exóticas
O Lillet Blanc é um aperitivo delicioso para ser degustado apenas com gelo, mas também fica incrível em combinações frescas, como tônica e pepino
Ele foi imortalizado na receita do drink The Vesper, o lendário coquetel de James Bond feito com Lillet. que aparece no livro ‘Casino Royale’.
Em 1872, os irmão Raymond e Paul Lillet, fabricantes de licores e comerciantes de vinhos finos e destilados, fundaram a Maison Lillet em Podensac, uma pequena aldeia ao sul de Bordeaux. Foi em 1887 que eles criaram o primeiro e verdadeiramente único aperitivo de Bordeaux: Lillet.
Lillet teve sua hora de glória no pós-guerra mundial na Grã-Bretanha durante as décadas de 1930 e 40. A marca continuou crescendo na década de 1950 e podia ser encontrada nos principais bares de Londres. Na década de 60, foi a vez de ganhar os corações americanos, sendo o aperitivo dos bares de Nova York.
Lillet Blanc é um aperitivo à base de vinho, elaborado na cidade francesa de Podensac, na região de Bourdeaux. É composto por uma mistura de vinhos de diferentes variedades de uvas e uma mistura de álcool em infusões de diversas frutas.
O processo de fabricação do Lillet utlizado hoje em dia é praticamente o mesmo dos anos da fundação da empresa, no Século XIX. É produzido apenas com variedades de uvas brancas, cultivadas na região de Bordeaux, principalmente Semillon e Sauvignon Blanc. O primeiro passo é a seleção dos vinhos base da composição do Lillet, feita de maneira muito criteriosa pelo cellar master, os vinhos são selecionados de acordo com sua qualidade e características organolépticas.
O segunda passo é a escolha das frutas e cascas utilizadas na maceração aromática que porsteriormente será misturado ao vinho. As frutas são selecionadas levando-se em consideração o máximo frescor e riqueza aromática. Laranjas doces são importadas da Turquia, Espanha ou Marrocos, enquanto a variedade amarga vem do Haiti. Quinino, responsável pelo leve amargor do Lillet, vem da América do Sul. As cascas e frutas são maceradas separadamente em uma solução de álcool neutro e água por algumas semanas, até que os óleos essenciais sejam extraídos ao máximo.
Em seguida, as infusões de frutas são misturadas ao vinho, um processo chamado "fortificação" (semelhante a produção de vermutes). Após, essa mistura é posta em barris de carvalho por cerca de seis meses, onde todos os sabores amadurecem e se fundem completamente.
Notas de prova
O Lillet Blanc possui coloração dourada. Seu aroma é predominantemente floral e frutado, com notas de laranja, mel e toques de menta. Em boca, o vinho apresenta um leve amargor, decorrente da quinina, logo substituído por sabores erbáceos e de laranja.
Pode ser apreciado puro com gelo ou em diversos coquetéis. Vai muito bem no verão, misturado a água tônica e fatias de limão e laranja.
País de origem - França
Classificação - Aperitivo a base de vinho
A base de - Vinho branco e infusão de frutas e quinino
Graduação alcoólica - 17%ABV
Litragem - 750ml
à vista no PIX com 10% de desconto
ou 2x de R$ 63,84 sem juros
Produto Indisponível
Produto Indisponível